As Oito Dinâmicas da Existência
QUANDO SE OLHA para a confusão que é a vida ou a existência para a maioria das pessoas, podemos descobrir oito divisões principais, a cada uma das quais se aplicam as condições de existência.
Cada divisão também contém um ciclo de ação.
Poderia ser dito que existem oito impulsos (estímulos, impetos) na vida.
Nós chamamos estes impulsos de DINÂMICAS.
Estas são motivos ou motivações.
Nós a chamamos de AS OITO DINÂMICAS.
Não se está pensando ou afirmando aqui que qualquer uma destas oito dinâmicas é mais importante do que as outras. Muito embora sejam categorias (divisões) do vasto jogo da vida, elas não são necessariamente umas iguais às outras. Será verificado que, entre um grupo de indivíduos, cada pessoa enfatiza uma das dinâmicas mais do que as outras,ou poderá enfatizar uma combinação de dinâmicas como sendo mais importante do que outras combinações.
O propósito de estabelecer esta divisão é aumentar a compreensão da vida através da sua colocação em compartimentos. Tendo subdividido a existência desta forma, cada compartimento pode ser inspecionado ( individual e isoladamente) quanto à sua relação com os outros compartimentos da vida.
Ao resolver um quebra-cabeça, primeiro é necessário pegar as peças de cor ou de tipo semelhante e agrupá-las. Ao estudar um assunto, é necessário proceder de uma forma ordenada.
Para promover esta ordem, é necessário assumir ( para os nossos propósitos) estes oito compartimentos arbitrários da vida.
A PRIMEIRA DINÂMICA- é o impulso para a existência como indivíduo. Aqui temos a individualidade expressa na sua plenitude. Esta pode ser chamada de Dinâmica do Eu.
A SEGUNDA DINÂMICA- é o impulso para a existência como uma atividade sexual. Na verdade esta dinâmica possui duas divisões. A Segunda Dinâmica (a) é o ato sexual em si. E a Segunda Dinâmica (b) é a unidade familiar, incluindo a criação dos filhos. Esta pode ser chamada de Dinâmica do Sexo.
A TERCEIRA DINÂMICA- é o impulso para a existência em grupos de indivíduos. Qualquer grupo, ou parte de uma classe inteira, poderia ser considerado como sendo uma parte da Terceira Dinâmica. A escola, a sociedade, a cidade, a nação, cada uma é parte da Terceira Dinâmica e cada uma é uma Terceira Dinâmica. Esta pode ser chamada de Dinâmica de Grupo.
A QUARTA DINÂMICA- é o impulso para a existência da, ou como, Humanidade. Enquanto uma raça seria considerada uma Terceira Dinâmica, todas as raças seriam consideradas a Quarta Dinâmica. Esta pode ser chamada de Dinâmica da Humanidade.
A QUINTA DINÂMICA- é o impulso para a existência do reino animal. Isto inclui todas as coisas vivas,sejam elas vegetais ou animais, os peixes no mar, os animais do campo ou da floresta, a grama,as árvores, as flores ou qualquer coisa direta e intimamente motivada pela vida. Esta pode ser chamada de Dinâmica Animal.
A SEXTA DINÂMICA- é o impulso para a existência como o universo físico. O universo físico é composto de Matéria, Energia, Espaço e Tempo. Em Scientology tomamos a primeira letra de cada uma destas palavras e formamos uma palavra- MEST(do inglês Matter, Energy, Space, Time). Esta pode ser chamada de Dinâmica do Universo.
A SÉTIMA DINÂMICA- é o impulso para a existência como espíritos ou de espíritos. Qualquer coisa espiritual, com ou sem identidade, seria incluída sob a denominação de Sétima Dinâmica. Esta pode ser chamada de Dinâmica Espiritual.
A OITAVA DINÂMICA- é o impulso para a existência como infinito. Isto também se identifica como o Ser Supremo. Esta se chama a Oitava Dinâmica porque o símbolo do infinito, quando posto na vertical forma o número 8. Esta pode ser chamada de Dinâmica do Infinito ou de Deus.
Livro:Scientology: Os Fundamentos do Pensamento * L. RON HUBBARD